Especial 67 anos: Mudança nos transmissores e retransmissoras no interior são presentes aos ouvintes

Novos transmissores e retransmissores, melhoria na qualidade de transmissão e recepção de sinal e som. Estas são algumas das novidades que a Rádio a Rio Mar preparou para presentear os ouvintes neste aniversário de 67 anos.

Os transmissores da emissora sairão do bairro de São Raimundo, na zona oeste, e passarão a operar no bairro Aleixo, na zona centro-sul de Manaus, para aumentar o alcance da Rádio Rio Mar, segundo o supervisor de operações da empresa, Davi Melo. “Nós estávamos instalados no São Raimundo, que é o limite da cidade de Manaus, em um extremo. Mudando para o Aleixo, nós vamos estar mais na parte central da cidade e o terreno no Aleixo é 50 m mais alto. Com isso nós conseguimos melhorar o nosso sinal bastante para o outro lado da cidade, nas zonas norte e leste, sem precisar aumentar a potência do transmissor. E isso impacta em economia de energia para sempre”, comentou.

O diretor-superintendente da emissora, Padre Charles Cunha, considera a transferência do parque transmissor da Rádio Rio Mar um dos maiores presentes aos ouvintes, principalmente pela melhora na qualidade do sinal.

 

A Rádio Rio Mar também ampliará o alcance no interior. Isso porque estão sendo instaladas repetidoras em 20 municípios, como cita Davi Melo.

“Uma lei disponibilizou para as rádios que estão nas capitais da Amazônia Legal instalarem repetidores. De início nós pedimos autorização para 20 municípios onde tem a maior densidade populacional. Em muitos municípios, a forma de comunicação era por ondas curtas ou ondas tropicais, e já não estão mais funcionando. A própria população não consegue mais comprar esses rádios. Então, isso vai ajudar muito na informação, na educação e comunicação desses municípios mais distantes”, disse.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar