Construção de presídio federal no Amazonas é rejeitada por MP, OAB, Defensoria e deputados

Com construção prevista para começar em janeiro de 2018, deputados estaduais, representantes de órgãos públicos do Amazonas, Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Amazonas e Câmara Municipal de Iranduba se posicionaram contra a obra durante uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado.

Em maio deste ano, o agora governador cassado, José Melo, assinou um documento recomendando a construção de um presídio federal no município de Iranduba. O local foi escolhido pelo Ministério da Justiça, por ter pelo menos 50km de distância de um aeroporto e estar perto de um hospital e de um batalhão da Polícia Militar.

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Melo, atualmente o Estado já tem se preocupado com os detentos de presídios estaduais e afirma não ver benefícios com a construção de um presídio federal.

O terreno escolhido pelo Ministério da Justiça, deve receber cerca de R$22,5 milhões para a construção do presídio, que fica próximo ao local onde está sendo construída a Cidade Universitária, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A previsão é de que a obra seja finalizada dentro de 1 ano e 6 meses.

Vitória Lima -Rádio Rio Mar