Reuniões de pessoas podem ser responsáveis por novas ondas de casos da covid-19

O diretor-geral da OMS-Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quinta-feira, que, conforme os países reabrem sua economia, muitos deles notam novas ondas de transmissão da covid-19. Durante uma entrevista coletiva, ele afirmou que isso muitas vezes está relacionado a reuniões de pessoas, por exemplo, em estádios, casas noturnas, templos religiosos e multidões.

Nesse quadro, Ghebreyesus afirmou que em alguns contextos a suspensão desses eventos pode ser necessária. Em outros casos, podem haver opções mais criativas, a fim de diminuir o risco.

A líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove, afirmou durante a coletiva que, mesmo com o uso de máscaras, é necessário manter o distanciamento físico entre as pessoas, para evitar a transmissão do coronavírus.

Segundo ela, diante de focos da doença, é preciso que as autoridades aumentem a capacidade de testar os casos suspeitos.

A OMS informou ainda que uma equipe da entidade foi à China, com a finalidade de estabelecer as bases para um estudo multidisciplinar internacional sobre a origem da covid-19, a fim de entender melhor a doença.

Da redação: Tom Claro

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil