A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa autorizou hoje, testes de fase 3 de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil, a Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson.
Ainda não foi informado a data de início dos testes, que depende da aprovação no Conselho Nacional de Ética em pesquisa, órgão do Ministério da Saúde.
Está prevista a participação de 7 mil pessoas, com idade mínima 18 anos, em 7 estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. No total, a empresa pretende testar 60 mil pessoas nesta etapa.
Os participantes vão receber uma dose única da vacina ou um placebo para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória.
As primeiras etapas (1 e 2) dos testes da vacina da Johnson começaram em julho, nos Estados Unidos e na Bélgica. Em um estudo com macacos publicado na revista científica “Nature”, cientistas disseram que a vacina da empresa protegeu os animais com apenas uma dose.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/Internet