Com protesto de servidores públicos na porta, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abriu os trabalhos no ano com a mensagem governamental do governador Wilson Lima, nesta terça-feira, 04. O chefe do executivo leu o discurso por quase 20 minutos e enalteceu as ações do próprio governo, no ano passado.
Enquanto em plenário, Wilson Lima citava o pagamento de data base para profissionais do Estado como conquista, na rua, os servidores reivindicavam as revogações do congelamento da data base, do aumento da alíquota previdenciária, e a alteração no pagamento de vale alimentação (que hoje é pago junto com o salário e vai começar a ser repassado por meio de cartão magnético). As medidas estão sendo chamadas pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado de “Pacote da Maldade”.
Ao final do discurso, o governador Wilson Lima admitiu que as ações enaltecidas por ele ainda não são suficientes para recuperar as plenas condições do Estado.
Ouça matéria completa:
Wilson Lima recebe motoristas de aplicativo
O governador Wilson Lima recebeu, nesta terça-feira, 04, em reunião na sede do Governo do Amazonas, no bairro Compensa II, zona oeste da capital, os representantes das cooperativas de motoristas de aplicativo. Eles reivindicam redução no preço do combustível e pediram apoio do Governo do Estado.
Wilson Lima explicou aos motoristas que já está discutindo com os demais governadores como viabilizar a redução no preço dos combustíveis e que essa é uma pauta nacional, que envolve diversos atores no processo. Durante o encontro, foi discutida também a possibilidade de criação de uma linha de financiamento na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) específica para acesso da categoria.
Também participaram da reunião os secretários Alex Del Giglio (Sefaz), Caroline Braz (Sejusc) e o chefe da Casa Militar, coronel Fabiano Bó. Pelas cooperativas, estiveram na reunião o advogado da categoria, João Pessoa Jr, o presidente de cooperativa João Rodrigues Maciel, e demais representantes.