Médico peruano é preso acusado de extorquir pacientes em Manaus

O médico peruano Luis Fernando Ruiz Lozano, 63, foi preso em Manaus, suspeito de extorquir uma pessoa em tratamento contra o câncer. Conforme o delegado Guilherme Torres, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Lozano atuava também no interior do Amazonas e podem existir outras vítimas. Além disso, segundo o delegado, o homem já possui problemas com a polícia por atuar como médico no Brasil. Ele possui formação apenas no país de origem.

O setor de Comunicação do Ministério da Saúde informou que médicos estrangeiros só podem atuar no país, ou tendo feito o Revalida – um exame que certifica a atuação de profissionais de outras nações aqui no Brasil – ou através do Programa Mais Médicos.

Ouça a matéria em áudio: 

 

Conforme o Tribunal de Justiça do Amazonas, Luis Fernando Ruiz Lozano, réu no processo n.º 0631997-68.2017.8.04.0001, foi condenado à pena de 03 (três) anos, 06 (seis) meses e 21 (vinte e um) dias de reclusão pelo Juízo da 6.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, com a Sentença sendo publicada no dia 22 de setembro de 2022.

Tendo em vista a pena aplicada ser inferior a 04 (quatro) anos, conforme a legislação vigente, o regime para o cumprimento da pena foi o aberto. Em 22 de março de 2024 foi publicado o acórdão referente à manutenção da pena pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O processo transitou em julgado em 27 de maio de 2024.

Carlos Eduardo Pessoa – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

*Com atualizações em 12/08/2025

 

  • Sakuratoto