Clientes da Caixa Econômica podem estar sendo vítimas de bloqueio proposital de cartões de contas por parte dos próprios gerentes de agências. Isso é o que revelou uma fonte que prefere não ser identificada, à reportagem da Rádio Rio Mar. Conforme o relato, a estratégia interna é bloquear cerca de 40 cartões de aposentados e forçá-los a procurar o gerente da agência para o desbloqueio, momento no qual o funcionário aproveita para vender o serviço de crédito consignado.
Conforme a fonte ouvida, os bloqueios acontecem propositalmente entre o final e o início do mês, quando os aposentados vão até as agências para sacar benefícios do INSS.
Outra estratégia relatada pela fonte já visa o movimento de saque do FGTS, anunciado pelo governo federal. Segundo ela, o plano é fazer com que o consumidor procure a agência e não a loteria para abrir conta, momento no qual é vendido um serviço de seguro, no valor de R$ 17 reais. A diferença entre abrir a conta em uma casa lotérica e em uma agência é que a modalidade disponível na loteria limita o movimento da conta a R$ 3 mil e diretamente no banco é maior. Porém, o gerente condiciona a abertura da conta à contratação do seguro.
Outra fonte, que também vai ter a identidade preservada, afirma que foi obrigada a contratar um seguro imobiliário ao assinar um contrato de financiamento de imóvel. A alegação da gerente da agência foi de que a contratação adicional permitiria juros menores.
A titular da Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor do Ministério Público do Estado do Amazonas, promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos, alerta a população para as armadilhas e orienta que as denúncias sejam registradas, mesmo que de forma anônima.
Ouça:
A promotora de justiça explica como o cidadão pode denunciar esses e qualquer caso de desrespeito ao consumidor.
Ouça:
O site do ministério público é o www.mpam.mp.br. O campo denúncias fica no canto direito da página principal. Os telefones são 0800 092 0500 e 0800 720 5100, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.
O que diz a Caixa Econômica
Por meio de nota a CAIXA informa que não admite a prática de venda casada por nenhum de seus empregados ou colaboradores. Os empregados são orientados a ouvir e entender a necessidade do cliente, e ofertar produtos de acordo com seu perfil e com sua necessidade, cabendo ao cliente optar pela contratação ou não do produto ou serviço. A obtenção de determinado produto ou serviço, em nenhuma hipótese, está condicionada à aquisição de outros produtos.
A CAIXA disponibiliza aos seus clientes o canal da Ouvidoria, pelo telefone 0800 725 7474, para que possam realizar denúncias e reclamações sobre produtos e serviços do banco. A CAIXA utiliza todas as reclamações registradas para a melhoria constante de seus processos, com a implantação de ações de correção pelas áreas gestoras e pelas agências com o objetivo de melhorar os canais presenciais e digitais de atendimento, priorizando o aumento da confiança e a satisfação dos clientes.
O banco ressalta que investe constantemente na melhoria da qualidade de seu atendimento, com capacitação de seus empregados e prática de mercado alinhada às leis do consumidor.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/EBC