A ex-primeira dama e esposa do senador Omar Aziz, Nejmi Aziz, foi presa na manhã desta sexta-feira, 19, durante Operação Vertex, deflagrada pela Polícia Federal. Os três irmãos do senador, Murad Aziz, Mansour Aziz e Amin Aziz também foram presos.
A Operação Vertex é uma nova fase da Operação Maus Caminhos, que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e pertinência a organização criminosa.
A assessoria do Senador Omar Aziz informou que ainda não teve acesso aos autos desse processo. Ele aguarda o seu advogado ter acesso para poder se manifestar.
Estão sendo cumpridos 09 mandados de prisão temporária, 15 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas (aproximadamente R$ 92,5 milhões de reais), 07 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis.
A investigação foi desmembrada pelo Supremo Tribunal Federal – STF, da Operação Maus Caminhos, em razão dos indícios detectados de recebimentos de vantagens indevidas pelo ex-governador Omar Aziz, que por exercer o cargo de senador, poderia ter direito a foro por privilegiado no STF.
Em razão do entendimento do Supremo Tribunal de que foro por prerrogativa de função conferido aos deputados federais e senadores se aplica apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas, o Ministro Dias Toffoli determinou a remessa da investigação ao juízo de 1a instância, sendo que em janeiro de 2019 a investigação foi retomada.
Entre as vantagens indevidas de que se tem suspeita, teria havido entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.
A investigação está diretamente relacionada com as outras fases da Operação Manaus Caminhos, sendo elas a Operação Custo Político, Operação Estado de Emergência e Operação Cashback.
https://web.facebook.com/RadioRioMarFM/videos/345027433097979/
Bruno Elander – Rádio Rio Mar/ Com informações da Assessoria
Foto: Reprodução/Facebook