Um avião modelo ATR-42 da MAP Linhas Aéreas, que opera o voo 5914, precisou fazer um pouso de emergência logo após a decolagem, no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, às 12h08 do último sábado, 15.
O avião tinha como destino Carauari, no interior do Amazonas, e levava 34 pessoas a bordo. O retorno para a pista logo após a decolagem foi necessário porque o piloto identificou problema na aeronave. O pouso foi de barriga, porque o trem de pouso não funcionou.
As causas vão ser investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Por meio de nota, a MAP Linhas Aéreas informou apenas que o piloto seguiu todas as normas padrão para o tipo de ocorrência, conforme os procedimentos internacionais de segurança de voo.
Ainda segundo a empresa, apenas duas pessoas ficaram levemente feridas por causa da pressa em deixar o avião.
Por causa do problema, o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens. Por isso, alguns voos com destino a Manaus foram desviados para outros estados. Outros que partiriam da capital foram cancelados ou sofreram atrasos.
Segundo a Infraero, o aeroporto ficou fechado até às 18h52. Conforme o site da estatal, 9 decolagens foram afetadas com atrasos ou cancelamentos. Outros 12 voos com destino a Manaus foram cancelados ou desviados.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação