O Festival Folclórico de Parintins leva para o bumbódromo o folclore e a resistência dos povos tradicionais da Amazônia, mas fora da arena um outro tipo de cultura também ganha atenção: a reciclagem.
O projeto “Recicla, Galera” integra as iniciativas de valorização dos catadores e de estruturação das atividades de coleta seletiva e reciclagem realizadas durante o maior festival a céu aberto da região.
A iniciativa viabiliza a implementação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a doação de equipamentos para melhor estruturar os trabalhos das associações de catadores locais. Na ilha Tupinambarana, também é dada a destinação correta ao isopor das alegorias dos bumbás, o que representava grande gargalo ambiental para o município.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a iniciativa privada. A secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental, Fabrícia Arruda, destaca que o projeto garante segurança e geração de renda para os catadores envolvidos na operação de reciclagem do festival.
Trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (Ascalpin) são aliados importantes para a execução do projeto, como destaca a presidente da entidade, Marcivone Seixas.
Ao longo de quatro edições, o projeto já destinou corretamente mais de 27 toneladas de resíduos recicláveis. Para a quinta edição, a expectativa é alcançar a marca de 12 toneladas de materiais encaminhados à reciclagem.
As nações, azul e vermelha, estão engajadas. A galera que mais reciclar até o domingo, 28, garante o título de Campeão Sustentável do Festival para o seu boi, além de R$ 20 mil em investimentos ambientais para a agremiação.
Rádio Rio Mar
Foto: Jamile Peres / Sema