Avanços nas novas diretrizes e o olhar da Igreja para a juventude na 62ª Assembleia da CNBB

Dom Zenilton Lima destaca avanços nas novas diretrizes e o olhar da Igreja para a juventude na 62ª Assembleia da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a 62ª Assembleia Geral com foco na atualização das diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no país. O encontro reúne bispos de todas as regiões e discute um texto que ainda está em construção. O material já chegou à terceira versão e deve seguir para votação nos próximos dias.

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Zenildo Lima, afirma que a assembleia abriu os trabalhos com um retiro conduzido por Dom Armando Bucciol. Em seguida, os participantes analisaram a realidade social e eclesial do Brasil, com olhar atento ao cenário mundial. As discussões ajudam a situar a atuação da Igreja no contexto atual.

O encontro também permite que os bispos conheçam ações e projetos desenvolvidos em várias dioceses. As comissões episcopais e pastorais apresentam relatórios e iniciativas, o que amplia a troca de experiências entre as regiões.

Um dos temas que mais repercutiram foi a apresentação do Pontifício Conselho para a Tutela de Menores, que trata da proteção de crianças e adolescentes.

A assembleia ainda deve tratar de outros pontos da pauta, com destaque para a evangelização da juventude. Os bispos discutem a atualização do chamado Documento 85, que orienta ações voltadas aos jovens. Os trabalhos seguem ao longo da semana.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto