A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana – Semulsp retirou, aproximadamente, 350 toneladas de lixo do rio Negro, em mais uma “Operação Transbordo”. De acordo com a pasta, foi observado um aumento de resíduos sólidos acumulados nas orlas de Manaus e autoridades pedem consciência da população.

(Foto Divulgação)
Em 2025, a Secretaria Municipal de Municipal de Limpeza Urbana – Semulsp recolheu mais de 835 toneladas de lixo, em Manaus. Desse total, mais de 234 toneladas foram retiradas de igarapés e locais públicos, como ruas e praças. Já nas oito “Operações Transbordo”, executadas no ano passado, foram removidas mais 3,4 toneladas de resíduos sólidos das orlas da cidade. Todo esse volume é resultado de descarte incorreto que cai nos igarapés e desagua no Rio Negro.
- No AM, mais de 400 propriedades rurais serão vistoriadas no combate a Febre aftosa
- Perna humana é encontrada em igarapé da zona Norte de Manaus e Polícia abre investigação
Nesse domingo 22/02, em mais uma edição da “Operação Transbordo” foram retiradas, aproximadamente, 350 toneladas de lixo do porto Trairi, na zona Oeste da cidade. Segundo o coordenador da limpeza da Orla de Manaus, Marlon Chagas, houve aumento de resíduos sólidos nessas áreas.
O secretário Municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, destaca que a contribuição da população é essencial.
O prefeito de Manaus, Davi Almeida, ressalta que 14 ecobarreiras foram implantadas, em Manaus, mas que o descarte incorreto de lixo ainda é a principal causa de poluição do Meio Ambiente.

(Foto Divulgação)
Após retirada do rio, o lixo é levado em caminhões para o aterro sanitário municipal. A Semulsp orienta a população a evitar o descarte de resíduos sólidos em vias públicas, igarapés e áreas próximas aos rios, especialmente, durante o período chuvoso.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar