Quaresma transforma redes sociais em espaço de catequese e oração

Quaresma transforma redes sociais em espaço de catequese e oração

Durante a Quaresma, as redes sociais da Igreja deixam de ser apenas espaços de divulgação e passam a assumir um papel formativo e espiritual. O comunicador católico é chamado a comunicar a fé que vive, e não apenas a informar o que acontece na comunidade.

Segundo o especialista em mídias digitais e comunicação eclesial Fabiano Fachini, a missão do comunicador vai além de postar fotos, vídeos ou acompanhar celebrações. Nesse tempo litúrgico, a comunicação ajuda a explicar, de forma simples, o sentido da Quaresma, o significado do jejum, da esmola, da oração, da confissão, da Via-Sacra e da cor roxa.

De acordo com o diretório de comunicação, o número de curtidas ou visualizações não são o mais importante, o critério principal é saber se aquele conteúdo ajuda alguém a viver melhor a fé.

A reflexão dialoga com a mensagem de Papa Leão XIV para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais, ao lembrar que não existe comunicação verdadeira sem testemunho. A Quaresma se torna uma oportunidade para transformar as redes sociais em espaços de escuta, catequese e oração.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto