Imposto de Renda: quem ainda não acertou as contas tem que correr para evitar multas

O imposto de renda pode se tornar problema para aqueles que perderam o prazo para realizar a declaração que terminou no fim do mês de maio. A multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto que o contribuinte está devendo, limitado ao máximo de 20% do total. Por exemplo, se o valor for de R$20.000, corresponderá a R$200,00 ao mês. O ideal é entregar o mais rápido possível.

imposto

A multa é gerada na hora da entrega da declaração e o contribuinte terá 30 dias para fazer o pagamento. Depois desse prazo começa a correr o juros de mora, corrigidos pela taxa SELIC, atualmente em 12,75% ao ano.  A questão da multa é apenas um dos entraves, a Receita Federal também pode cancelar o CPF do contribuinte, o que pode impossibilitar abrir conta em banco, solicitar cartão de crédito e concorrer vaga em concurso público.

Caso o contribuinte tenha enviado a declaração e esteja com alguma pendência, ela será separada para uma análise mais profunda. Caso caia na famosa malha fina é preciso fazer a regularização no início deste mês junho.

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil