Caritas Brasileira alinha atividades socioassistenciais em 2026 no município de Tefé

Durante o encontro, agentes da Cáritas vivenciaram de perto a realidade amazônica e fortaleceram os laços com a Prelazia de Tefé.

A equipe também conheceu o projeto da horta comunitária no Distrito de Caiambé, iniciativa considerada essencial para a comunidade local. De acordo com o padre Marcos Gumieiro, o projeto vai além da produção de alimentos: fortalece os vínculos comunitários, incentiva o cuidado com a terra e promove dignidade às famílias participantes.

A representante do município de Borba, Socorro Paiva, ressaltou que a convivência com a Prelazia de Tefé possibilitou uma compreensão mais profunda dos desafios da região, como as longas distâncias, o acesso restrito a políticas públicas e as ameaças aos modos de vida tradicionais.

A equipe visitou a comunidade de Itapuku, na zona rural de Tefé, no Amazonas, e conheceu de perto iniciativas que garantem o sustento das famílias, como a criação de peixes e galinhas, a meliponicultura com abelhas sem ferrão e a produção de farinha mecanizada.

  • Sakuratoto