Prefeitura de Manaus entregou apenas 16% dos ônibus elétricos que prometeu há mais de 3 anos

A prefeitura de Manaus entregou apenas 16% dos ônibus elétricos que o prefeito David Almeida (Avante) prometeu há 3 anos e meio atrás. No dia 24 de maio de 2022, David Almeida anunciou, ao lado do governador Wilson Lima, a compra das 12 primeiras unidades elétricas para a frota do transporte público da capital. O custo foi de mais de R$ 36 milhões e o prazo para entrega era de um ano, portanto, maio de 2023.

ônibus, elétrico, manaus, david almeida, cop30

Contudo, houve a entrega de apenas dois veículos, e depois do prazo, em setembro de 2023. Depois disso, o prefeito David Almeida não falou mais sobre o assunto. Nem mesmo durante a apresentação dos novos micro-ônibus do transporte complementar, no último dia 23 de outubro, que têm perspectiva de poluir 75% menos do que os modelos atuais.

Durante participação nas discussões da COP30, que terminou nesse fim de semana, o prefeito de Manaus afirmou que a capital tem cases de sucesso na preservação ambiental, como ecobarreiras e plantio de árvores, mas não mencionou a emissão de gases do transporte público, por exemplo, de veículos com mais de 20 anos de uso e com tecnologia completamente obsoleta.

Diante da promessa de renovação da frota não cumprida e da compra dos veículos elétricos que se limitou a duas unidades, o Ministério Público do Estado (MPAM) ingressou com uma petição na 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus , em abril deste ano, para exigir a implementação do cronograma de substituição dos veículos, firmado em ação civil pública (ACP), bem como verificar a inserção de ônibus elétricos no sistema de transporte coletivo, conforme compromisso assumido pela prefeitura e não cumprido.

ônibus, elétrico, manaus, david almeida, cop30

O cronograma aprovado pela própria prefeitura de Manaus estabelecia, segundo o MPAM, a entrega de 124 novos ônibus até junho de 2024, mas apenas 72 foram incorporados à frota, com uma pendência de 52 veículos.

Diante do atraso, a prefeitura apresentou um novo plano de entrega para 2025, com a distribuição dos veículos remanescentes em quatro etapas: 20 ônibus até fevereiro, 15 até março, três até junho e 15 até julho, totalizando 53 veículos.

A prefeitura entregou 19 ônibus novos em março, 23 em abril e 20 em agosto. Portanto, 52 atrasados do ano anterior e apenas 10 referentes a 2025, nenhum deles elétrico. Em todas as entregas o prefeito reafirmou a promessa de entregar 120 veículos novos por ano.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Fotos: Dhyeizo Lemos e Antônio Pereira / Semcom

  • Sakuratoto