Incitação e apologia à violência na internet são considerados crimes previstos no Código Penal 

A Polícia Civil do Amazonas – PC/AM faz um alerta sobre práticas que configuram incitação ao crime e apologia à violência na internet. Para essas ações ilegais estão previstas penalidades no Código Penal Brasileiro.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A incitação ao crime ocorre quando alguém incentiva ou encoraja outra pessoa à prática de delitos por diversos meios, incluindo a internet. Já a apologia à violência, é o ato de exaltar ou enaltecer um crime ou um criminoso. Ambas as ações estão tipificadas no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, que pevê pena de detenção de três a seis meses ou pagamento multa.

Um Projeto de Lei, em tramitação no Congresso Nacional, propõe aumentar a pena para dois a quatro anos de detenção para esses crimes, especialmente quando cometidos pela internet. O delegado Ivo Martins, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia – DIP, explica que esses tipos de ações ilegais tem se tornado cada vez mais comuns na internet, especificamente, nas redes sociais.

Delegado Ivo Martins, titular do 19º DIP (Foto Divulgação)

Delegado Ivo Martins, titular do 19º DIP (Foto Divulgação)

O delegado orienta que os cidadãos evitem determinados termos e manifestações que possam caracterizar incentivo à violência.

Em caso de denúncia, a vítima pode registrar um Boletim de Ocorrência – BO em qualquer delegacia de Manaus e do interior do Estado. O procedimento pode ser feito, também, de forma on-line, pelo site: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal. As denúncias podem ser feitas pelo Disques 197 ou 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto