Ipaam realiza 37 resgates de animais silvestres em Manaus durante o mês de outubro

Durante o mês de outubro, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas realizou 37 resgates de animais silvestres em Manaus, após receber chamados da população. As ocorrências foram registradas pela Gerência de Fauna (GFAU) e envolveram aves, répteis e mamíferos encontrados em áreas urbanas.

Ipaam realiza 37 resgates de animais silvestres em Manaus durante o mês de outubro. Foto: Divulgação.

Entre as espécies resgatadas, destacam-se o pariri (Geotrygon montana) e o periquito-asa-branca (Brotogeris versicolurus), com seis ocorrências cada; o sanhaço-da-amazônia (Thraupis episcopus), com quatro; o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), com três; e o gavião-carijó (Rupornis magnirostris), com duas. Outros exemplares da fauna regional também foram recolhidos em situações de risco.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destaca a importância da colaboração dos moradores para o sucesso das ações e informou que as solicitações de resgate se concentraram, principalmente, nos bairros Japiim, São José Operário e Flores.

Após o resgate, os animais passam por avaliação técnica e são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

Os Cetas recebem animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues pela população, realizando identificação, triagem, tratamento e reabilitação, com o objetivo de devolvê-los à natureza. As Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), cadastradas pelo Ibama, são utilizadas para a soltura após o período de recuperação.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto