Uma mobilização intitulada de “O Grande Ajuri e a Tribuna das Amazônias” reuniu, no Centro da capital amazonense, movimentos sociais e integrantes da sociedade civil na preparação para a COP 30. No local, além do contato com a cultura, arte e economia da região, foi apresentada a campanha “Água e Lixo Não Combinam”, da Arquidiocese de Manaus.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
“O Grande Ajuri” faz parte da 3ª edição do Festival Amazônico que vai ocorrer nos dias 1, 2 e 3 de novembro deste ano, no Centro da Cidade. O evento foi realizado, neste domingo 01/11, no Largo de São Sebastião, e reuniu movimentos sociais e integrantes da sociedade civil. Na ocasião, foi apresentada ao público, a campanha “Água e Lixo Não Combinam: Pela Recuperação dos Rios e Igarapés da capital amazonense”, lançada, em agosto, pela Arquidiocese de Manaus.
- Campanha de vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira 3 no Amazonas
- Mais R$ 7,5 milhões são destinados à pesquisas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, no AM
Integrante da Comissão da Ecologia Integral da Arquidiocese de Manaus, professor Bibiano Garcia, destacou que o principal objetivo do evento é se fazer ouvir a voz do amazônida.

(Foto: Nuno Lôbo/Rádio Rio Mar)
O professor defende a construção de um programa de despoluição dos mananciais que banham a cidade.
Coordenadora do Greenpeace, em Manaus, Mayara Alves, ressaltou a importância de levar as pautas locais para a COP 30.
Morador e professor da Comunidade de Paricatuba, no município de Iranduba, Aniceto Barroso, enfatizou a importância da participação das comunidades rurais no evento.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP30 está prevista para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, na cidade de Belém, no Estado do Pará.
Acompanhe, abaixo, a matéria completa em áudio:
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar