O Governo do Amazonas deu início a um mutirão de cirurgias de catarata com previsão de 12 mil procedimentos até dezembro deste ano. A meta é de 180 cirurgias por dia em 5 unidades de saúde da capital amazonense.

(Foto Divulgação)
Os atendimentos vão ocorrer de segunda a sábado, com 180 procedimentos por dia, durante três meses. As cirurgias serão realizadas no Hospital Delphina Aziz, localizado na zona Norte de Manaus, e em quatro clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde – SES/AM. Ao todo, 12 mil cirurgias de catarata devem ser realizadas até dezembro de 2025, por meio do programa Opera+ Amazonas.
- Após ação movida pela Infraero, Justiça Federal do AM determina a desocupação do Aeroclube
- Inpa inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com exposições e visitas gratuitas
Durante o anúncio, nesta segunda-feira 20/10, no Centro de Convenções Vasco Vasques, o governador Wilson Lima, explicou que os atendimentos também se estendem à pacientes vindos os interior do Estado.

(Foto Divulgação)
Os pacientes que serão atendidos durante o mutirão, foram convocados pelo Sistema de Regulação – Sisreg, por meio de mensagens, via WhatsApp enviadas pela assistente virtual do programa Saúde AM Digital. No texto, estão contidas informações como data, local e horário da consulta pré-operatória.
Caso não possam comparecer na data da cirurgia, os pacientes poderão remarcar o procedimentos, destacou, ainda, Wilson Lima.

(Foto Divulgação)
Pacientes que não estiverem com agendamento, feito pelo Sisreg, mas que possuam encaminhamento de unidades de saúde, também vão poder participar do mutirão.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar