Mutirão de cirurgias de catarata, em Manaus, vai realizar 12 mil procedimentos até dezembro

O Governo do Amazonas deu início a um mutirão de cirurgias de catarata com previsão de 12 mil procedimentos até dezembro deste ano. A meta é de 180 cirurgias por dia em 5 unidades de saúde da capital amazonense.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Os atendimentos vão ocorrer de segunda a sábado, com 180 procedimentos por dia, durante três meses. As cirurgias serão realizadas no Hospital Delphina Aziz, localizado na zona Norte de Manaus, e em quatro clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde – SES/AM. Ao todo, 12 mil cirurgias de catarata devem ser realizadas até dezembro de 2025, por meio do programa Opera+ Amazonas.

Durante o anúncio, nesta segunda-feira 20/10, no Centro de Convenções Vasco Vasques, o governador Wilson Lima, explicou que os atendimentos também se estendem à pacientes vindos os interior do Estado.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Os pacientes que serão atendidos durante o mutirão, foram convocados pelo Sistema de Regulação – Sisreg, por meio de mensagens, via WhatsApp enviadas pela assistente virtual do programa Saúde AM Digital. No texto, estão contidas informações como data, local e horário da consulta pré-operatória.

Caso não possam comparecer na data da cirurgia, os pacientes poderão remarcar o procedimentos, destacou, ainda, Wilson Lima.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Pacientes que não estiverem com agendamento, feito pelo Sisreg, mas que possuam encaminhamento de unidades de saúde, também vão poder participar do mutirão.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto