Os recentes casos de intoxicação por metanol registrados em outras regiões do Brasil acenderam um alerta no Amazonas. Procon estadual, Ministério Público do Amazonas, e os órgãos da saúde municipal e estadual elaboraram um protocolo para prevenção de casos de intoxicação por metanol no Estado.
A medida exige maior rigor nas fiscalizações e solicita campanhas de orientação ao consumidor. O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressalta o papel da informação e da fiscalização para conter possíveis riscos. Bares, restaurantes e pontos de venda serão alvos de operações.
O metanol é um solvente altamente tóxico, comumente utilizado em produtos industriais, mas que tem sido ilegalmente adicionado a bebidas alcoólicas clandestinas. A intoxicação ocorre principalmente pela ingestão e pode provocar sintomas graves, como dor abdominal, confusão mental, cegueira e até óbito.
O Ministério da Saúde já emitiu nota técnica orientando estados e municípios a notificarem imediatamente casos suspeitos. O ministro Alexandre Padilha orienta que a população evite o consumo de bebidas destiladas.
Até agora, já foram contabilizados 59 notificações da intoxicação por metanol, com 11 casos confirmados. O Ministério da Saúde recomenda procurar por atendimento médico imediato e evitar a automedicação.
A Anvisa acionou autoridades internacionais para trazer antídoto do metanol ao Brasil. O medicamento considerado padrão-ouro no tratamento da intoxicação não é vendido no Brasil. O governo brasileiro tenta importar em caráter emergencial.
Rádio Rio Mar
Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil e Antônio Cruz / Agência Brasil