
7 em cada 10 Brasileiros sofrem impactos emocionais por conta de dívidas
De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, a pressão emocional gerada por problemas financeiros tem afetado mais da metade da população brasileira. O estudo revela que 7 em cada 10 pessoas sofrem com o impacto psicológico de questões como o endividamento e o consumo impulsivo.
Cerca de 46% dos brasileiros admitiram recorrer a essa estratégia emocional como forma de tentar melhorar o estado de espírito, mas isso acaba sendo uma solução temporária para problemas mais profundos, explica o economista Roderick Castello Branco.

Roderick Castello Branco
A pesquisa destaca que mais da metade dos brasileiros (54%) já enfrentaram dificuldades financeiras devido ao desequilíbrio emocional. Situações como o nome negativado, contas atrasadas e dificuldades em acessar crédito são problemas recorrentes que, além de piorar a saúde financeira, agravam o quadro emocional dos indivíduos.
Apesar desse cenário desafiador, a pesquisa também aponta que muitos brasileiros estão buscando formas de melhorar sua relação com o dinheiro. Para 60% dos participantes, trabalhar a saúde mental poderia ser um caminho para decisões financeiras mais racionais e equilibradas. Acreditam que a redução do estresse poderia auxiliar na diminuição dos gastos impulsivos, ajudando-os a administrar melhor suas finanças.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar