
Setembro amarelo: Projeto Vida Ativa oferece atendimento psicológico gratuito
O Projeto Vida Ativa e Saudável nasceu em meio à pandemia de 2020, na Igreja de Santana, no bairro Hileia, recrutando finalistas do curso de Psicologia que necessitavam cumprir carga horária de estágio. A proposta cresceu rapidamente e hoje está presente em diversas paróquias de Manaus, incluindo o Santuário de Aparecida, São Sebastião, Santo Antônio, São Pedro Apóstolo, São Vicente de Paulo e São João Paulo II, no Jorge Teixeira.
Atualmente, o projeto conta com mais de 50 estagiários finalistas e mais de 10 psicólogos voluntários que supervisionam os atendimentos. Cada paróquia participante tem um psicólogo responsável pela orientação dos estagiários, explica a coordenadora do projeto, Psicologa Micelene Araújo.
Durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Projeto Vida Ativa reforça sua missão de levar cuidado e acolhimento psicológico a quem mais precisa. Com mais de 200 pacientes atendidos por semestre a iniciativa mostra que é possível transformar vidas com empatia, escuta e compromisso social.
Ouça a matéria em áudio:
Os atendimentos são gratuitos, voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade. A triagem dos pacientes é realizada de forma simples e acessível, via entrevista socioeconômica. Para mais informações entre em contato pelo telefone 92 98842-8976.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar