52ª Assembleia do Regional Norte 1 discute Sinodalidade e Ação Evangelizadora

Evento reúne bispos, religiosos e leigos da Amazônia para contribuir com as novas diretrizes da CNBB

52• Assembleia do Regional Norte 1 discute Sinodalidade e Ação Evangelizadora

Teve início na tarde desta segunda-feira, 15 de setembro, com uma celebração eucarística na Capela do Centro de Formação Maromba, a 52ª Assembleia do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que reúne mais de 70 representantes das dioceses e prelazias do Amazonas e Roraima, se estenderá até o dia 18 de setembro e tem como tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.

A Assembleia tem como objetivo central aprofundar o conceito de sinodalidade na Igreja, refletindo a partir do texto-base da CNBB, o Instrumentum Laboris, e oferecer contribuições regionais às futuras Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, previstas para aprovação na Assembleia Geral da CNBB em 2026, em Aparecida (SP), explica o arcebispo metropolitano de Manaus e presidente do Regional Norte 1, Cardeal Leonardo Steiner.

Entre as discussões sobre o documento nacional, a Assembleia também abre espaço para temas ligados à realidade amazônica, como a ecologia integral e os preparativos para a COP30, que acontecerá em 2026, em Belém (PA), destaca a secretária executiva do Regional Norte 1, Irmã Rose Bertoldo.

Ouça a matéria em áudio:

A programação inclui momentos de oração, estudo em grupos, partilha de experiências e construção de propostas pastorais, reunindo todos os bispos do regional, representantes das nove igrejas locais e lideranças da vida consagrada e laical.

O encontro reforça o compromisso da Igreja na Amazônia com uma caminhada sinodal, onde todos são convidados a participar das decisões e da missão evangelizadora, respeitando a diversidade dos povos e dos territórios.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto