Casa de acolhida ‘Padre Orlando’ é inaugurada para pessoas em situação de rua

Casa de acolhida ‘Padre Orlando’ é inaugurada na Fazenda da Esperança para pessoas em situação de rua

Foi inaugurada nesta quarta-feira, 13 de agosto, uma casa de acolhida para pessoas em situação de rua na Fazenda da Esperança, em Manaus. O espaço, que contará com a assistência de profissionais especializados e terá a infraestrutura necessária para a reintegração social dos acolhidos, recebe o nome de Padre Orlando, em homenagem ao sacerdote que idealizou o projeto. O padre, que faleceu em julho de 2025, dedicou grande parte de sua vida à luta pelos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Agentes pastorais da Igreja São Francisco de Assis onde Padre Orlando Gonçalves era pároco.

A casa é fruto de uma parceria entre o Ministério Público e a Fazenda da Esperança e faz parte de um projeto que inclui a doação de cinco imóveis para abrigar pessoas em situação de rua. Alzira Melo, Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), destacou que a doação das casas é uma forma de garantir dignidade a quem mais precisa.

Dom Hudson Ribeiro, bispo auxiliar de Manaus e grande amigo do Padre Orlando, também esteve presente na cerimônia e falou sobre o legado do sacerdote.

Procissão do Santuário da Misericórdia até a Casa Padre Orlando.

O projeto foi idealizado por Padre Orlando, que, durante sua atuação na Arquidiocese de Manaus, foi um incansável defensor dos direitos humanos e trabalhou diretamente com a Pastoral do Povo em Situação de Rua. Durante a bênção do espaço, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, destacou que “casa é onde nos sentimos bem”.

A inauguração da casa, que recebe apoio e recursos do Ministério Público, representa um marco para as políticas públicas voltadas à população em situação de rua em Manaus. Com um investimento aproximado de R\$ 2,8 milhões, o projeto visa oferecer um novo começo a pessoas que, por muitas vezes, são esquecidas pela sociedade. A Casa Padre Orlando atenderá 23 homens em situação de passagem por um ano.

Casa Padre Orlando e marcenaria onde os homens realizarão seus trabalhos manuais.

Pe. Orlando Gonçalves Barbosa

Nasceu em 20 de dezembro de 1969, em Vicentina, MS, onde foi ordenado padre da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), em 18 de dezembro de 1999. Chegou em Manaus em janeiro de 2000.

Em 2006, foi incardinado na Arquidiocese de Manaus tornando-se padre diocesano, segundo ele, “por amor à missão na Amazônia” Serviu à Arquidiocese de Manaus por 25 anos, como pároco na Área Missionária Ponta Negra, Nossa Senhora das Graças (Colônia Antônio Aleixo), Área Missionária Nossa Senhora do Rosário e São Francisco de Assis.

Serviu ainda como Coordenador da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco e Faculdade Católica do Amazonas.
Dedicou-se intensamente na evangelização, luta, defesa e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem em situação de rua junto à Pastoral do Povo de
Rua.

Era graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia (incluindo o mestrado). Celebrou sua Páscoa em 19 de julho de 2025.

Um homem de Deus cheio da expressão da alegria, da acolhida, do serviço e amor incondicional aos pequenos e humildes.

Acompanhe a live sobre o legado de Padre Orlando junto as causas sociais:

 

Acompanhe a live de inauguração da Casa Padre Orlando:

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens: Ascom Arquidiocese de Manaus

 

  • Sakuratoto