
Igreja celebra Santa Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus
No dia 31 de julho, a Igreja Católica celebra a memória de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, uma das ordens religiosas mais influentes e conhecidas do mundo. O dia é marcado também pelo dia do Jesuíta.
A Companhia de Jesus tem uma estrutura organizacional rígida, além do forte compromisso com a educação e a promoção do conhecimento. Desde seus primeiros dias, os jesuítas se dedicaram ao ensino e à formação intelectual.
Suas escolas, universidades e colégios se espalharam pelo mundo, fazendo com que a Companhia de Jesus fosse reconhecida como uma das ordens religiosas mais voltadas ao estudo e à formação acadêmica, com ênfase no desenvolvimento integral da pessoa humana e na busca pela verdade.
Para o Padre Silas Silva, diretor do Centro MAGIS Amazônia e missionário Jesuíta há 21 anos, estar na companhia é ser um apaixonado por Jesus.
A ligação de Santo Inácio com a Companhia de Jesus é profunda e inseparável. Ele não apenas fundou a ordem, mas também elaborou os seus princípios espirituais, conhecidos como os “Exercícios Espirituais”, que ainda hoje orientam os membros da Companhia e influenciam a espiritualidade de muitos.
Nascido em 1491 na Espanha, Inácio teve uma vida marcada por uma profunda transformação espiritual. Originalmente um cavaleiro e soldado, sofreu um grave ferimento que o levou a repensar sua vida. Durante a convalescença, dedicou-se à leitura de livros espirituais, iniciando assim um caminho que o levaria à fundação de uma nova ordem religiosa, a Companhia de Jesus, em 1534.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar