Passo a Paço custa R$ 9,2 milhões e recebe patrocínio de apenas uma empresa

O Festival Passo a Paço 2022 vai gerar despesa superior a R$ 9,2 milhões e, apesar de a prefeitura de Manaus ter tentado reduzir os custos a partir da venda de cotas de patrocínio, apenas uma empresa comprou participação no evento. Conforme o Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (02/09), a Atem Distribuidora de Petróleo foi a única a pagar. A empresa adquiriu três ‘cotas ouro’, que custaram R$ 150 mil cada (o total foi de R$ 450 mil).

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Além deste abatimento de menos de 5% do custo total do evento, a prefeitura de Manaus ainda arrecadou R$ 146 mil com a cessão onerosa de 65 espaços para instalação de barracas e quiosques nas áreas onde há programação do festival.

Assim, em resumo, apenas 6,4% das despesas totais do festival não sairão diretamente dos cofres públicos, enquanto pelo menos 93% será do dinheiro do contribuinte.

O “Sou Manaus Passo a Paço 2022” começou no último sábado (3) e termina nesta terça-feira (06). Esta edição tem sete palcos: Caboquinho, Coreto, Tucupi, Passinho, Cultura Urbana, Vitrine de Artesanato Indígena e Teatro da Instalação. Os quatro dias de evento devem envolver mais de 660 artistas, 20 atrações nacionais e uma atração internacional.

Confira abaixo os custos informados pela Prefeitura de Manaus em Diários Oficiais para o Passo a Paço:

Empresa Valor (em R$)
SPE ESTAÇÃO HIDROVIÁRIA 180.000,00
ANGELUS LOCAÇOES 112.500,00
BARRA SOM 1.900.800,00
UP FEST 1.582.700,00
UP FEST 119.700,00
TREVO TURISMO 1.153.290,00
TREVO TURISMO 380.000,00
TREVO TURISMO 57.664,50
ECOART SOLUÇÕES 2.436.000,00
MF PRODUÇÕES ARTÍSTICAS (ILUMINAÇÃO) 730.000,00
MF PRODUÇÕES ARTÍSTICAS (FOGOS DE ARTIFÍCIO) 324.000,00
ESGOTEC SERVIÇOS DE TRANSPORTES 251.240,00
TOTAL R$ 9.227.894,5

 

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Antonio Pereira / Semcom