O documento estipula o prazo de um ano para que os empreendimentos se adequem às normas exigidas.

(Imagem Divulgação)
A normativa do Corpo de Bombeiros estabelece requisitos de segurança contra incêndios para as estações de carregamento de veículos elétricos, no Estado. As regras são direcionadas às estações coletivas e individuais e estipula o prazo de um ano para que os empreendimentos se adequem às normas exigidas.
- Amazonas discute criação de Centro de Inteligência e uso da tecnologias para gerenciar saúde
- Grupo criminoso que planejava ataque na zona Norte de Manaus é preso
O comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, explica que a medida visa a segurança dessas estações, visto o crescimento no número de carros elétricos, no Amazonas.
Entre as regras, as estações de carregamento e vagas destinadas a veículos elétricos devem manter uma distância mínima de cinco metros de outras vagas e de áreas com carga de incêndio. Também será obrigatória a instalação de, no mínimo, dois extintores a uma distância máxima de 15 metros das vagas de carregamento, independentemente da edificação.

(Imagem Divulgação)
Ainda de acordo com o comandante-geral, incêndios em carros elétricos são de difícil controle, por isso a norma pode sofrer alterações com as mudanças no segmento.
A normativa entrou em vigor no dia 14 de julho, data da publicação no Diário Oficial do Estado – DOE, e pode ser consultada no site: sisgat.cbm.am.gov.br .
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar