A 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa começou nesta sexta-feira (18), em Manaus. O evento é promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi) e tem como tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.

Políticas públicas para idosos são debatidas em conferência nacional em Manaus. Foto: Divulgação/Sejusc.
O encontro acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul da capital, e reúne representantes de vários municípios para discutir propostas de fortalecimento das políticas públicas voltadas à população com mais de 60 anos. Segundo Caio Taveira, gerente da Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a Sejusc desenvolve ações focadas na prevenção de violações de direitos, além de iniciativas voltadas ao bem-estar, lazer e empreendedorismo na terceira idade.
- Ações integradas resultam na incineração de 40 toneladas de entorpecentes no Amazonas
- Militares das Forças Armadas são presos por fraude financeira com uso de cashback
A conferência está estruturada em três eixos principais: incentivar a participação social na construção de políticas públicas; identificar os desafios do envelhecimento plural no Amazonas; e propor ações de equidade e fortalecimento da rede de proteção dos direitos da pessoa idosa. A presidente do Cedpi, Lilia Albuquerque, destaca que o Conselho atua diretamente no fortalecimento dessa rede, em articulação com instituições públicas e privadas.
A programação, que se encerra neste sábado (19), inclui a participação de representantes do interior do estado, com foco em ouvir as demandas locais e construir um plano que contemple as diversas realidades do Amazonas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar