De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, em 2024 de janeiro a abril foram registrados 4286 casos de violência contra a pessoa idosa. Em 2025 esse número aumentou consideravelmente, chegando a 5394. Três municípios da região metropolitana apresentam o maior quantitativo de casos. Em 1º lugar está a capital, Manaus, com 4205 registros, seguida por Itacoatiara com 176 e Manacapuru com 1122 casos.
Os números preocupam. Diante desse cenário a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) alinha com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc) a intensificação de ações para o atendimento de demandas envolvendo pessoas idosas.
Durante o encontro, o coordenador do Núcleo de Atendimento e Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, defensor público Marcelo Pinheiro, destacou que os atendimentos à pessoa idosa serão reforçados a partir de parcerias com órgãos que têm objetivos parecidos.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, atribui o alto número de registros de violência ao reforço da rede de proteção ao idoso, que permitiu que o número de denúncias aumentasse. Ela acredita que a parceria com a DPE-AM irá ajudar a reduzir esses índices.
Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução