O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, no Amazonas, apresentou um cenário de contrastes, no mês de junho deste ano. Produtos como o tomate e feijão de primeira safra tiveram um aumento exponencial em suas produções, enquanto outras culturas registraram reduções importantes, de acordo com o IBGE.

(Foto Divulgação)
Dentre os produtos que tiveram um aumento exponencial em suas produções, está o Tomate, que teve 531,3% de alta na sua produção; e o Feijão de Primeira Safra, com 15,3%. Por outro lado, o safra de feijão registrou redução significativa de 84,2%; seguido do Café Canephora que registrou retração de 7,5%. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Um dos adolescentes envolvidos no homicídio de Fernando Vilaça foi apreendido nesta quarta-feira
- Escolarização de adultos e pessoas idosas está com matrículas abertas na Funati até o dia 10 de agosto
Adjalma Nogueira, coordenador de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que a Produção Agrícola do Estado está diversificada.
Ainda segundo Nogueira, o setor de Produção Agrícola do Amazonas apresenta um cenário que ele denominou de “altos e baixos”.
A produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas, no Amazonas, para a safra de 2025, está estimada em 52.527 toneladas. Isso representa um aumento de 3,4% em relação a safra de 2024.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar