Vendas do Comércio Varejista do AM também registram retração, em março deste ano, de mais de 5%

Na comparação interanual, o índice também foi negativo. Mas, o acumulado em 12 meses, mantém uma expectativa de retomada.

(Imagem: Agência Brasil)

(Imagem: Agência Brasil)

A queda nas vendas do Comércio Varejista do Amazonas, em março deste ano, foi de 5,9%, em relação ao mês anterior. Na comparação com março de 2024, a retração foi de 1,6%. O acumulado do ano, manteve um índice positivo, de 2,9%, mas as vendas registraram um recuo nos primeiros meses deste ano. Já o acumulado em 12 meses, apresentou números positivos, com uma taxa de 4,5% de crescimento nas vendas. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Adjalma Nogueira, coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, explica que na comparação entre março desde ano com o mesmo período do ano passado, foi constatada uma desaceleração no setor comercial do Estado.

No Varejo Ampliado, que inclui as atividades de veículos; material de construção; e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo; o Amazonas registrou um recuo de 1,7%, em março deste ano, na comparação com fevereiro. O índice deixou o Estado na penúltima posição do ranking nacional.

Porém, com um índice positivo no acumulado dos últimos 12 meses, acima da média nacional, há uma expectativa de que o queda nas vendas, no mês março, tenha sido uma oscilação pontual, destaca Nogueira.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto