Durante encontro mundial, Papa Leão XIV agradece a jornalistas pelo serviço à verdade

Durante encontro mundial, Papa Leão XIV agradece a jornalistas pelo serviço à verdade

Durante um encontro com a imprensa mundial na Sala Paulo VI, no Vaticano, nesta segunda-feira, 12 de maio, o Papa Leão XIV agradeceu aos comunicadores pelo trabalho realizado, especialmente neste momento considerado pela Igreja como “tempo de Graça”.

O pontífice destacou a importância do papel da mídia na promoção da paz, citando o Sermão da Montanha e incentivando uma comunicação não agressiva, baseada no amor, na escuta e na busca humilde pela verdade.

A paz começa em cada um de nós: no modo como olhamos os outros, ouvimos os outros, falamos dos outros. Neste sentido, o modo como comunicamos é de fundamental importância: devemos dizer “não” à guerra das palavras e das imagens, devemos rejeitar o paradigma da guerra.

Leão XIV ressaltou a relevância da forma como nos comunicamos, afirmando que é preciso rejeitar o paradigma da guerra e promover um estilo que favoreça o diálogo e a reconciliação.

Um dos desafios mais importantes hoje é promover uma comunicação capaz de nos tirar da “Torre de Babel” em que às vezes nos encontramos, da confusão de linguagens sem amor, muitas vezes ideológicas ou tendenciosas. Por isso, o seu serviço, com as palavras que vocês usam e o estilo que vocês adotam, é importante.

Ouça a matéria em áudio:

Ele concluiu pedindo aos jornalistas que escolham o caminho da comunicação da paz  e ressaltou que seu trabalho está na linha de frente da luta contra a injustiça e da promoção de um mundo melhor.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto