O bispo da Diocese de Parintins, Dom José Albuquerque de Araújo, manifestou profundo pesar pela morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), durante a Oitava da Páscoa. Em mensagem à comunidade, ele destacou o legado de fé e ensinamentos deixado pelo pontífice e convocou os fiéis a participarem de celebrações em todas as paróquias da diocese em intenção ao descanso eterno do Papa.
Jorge Mário Bergoglio, morreu na manhã desta segunda-feira, às 7h35 (horário de Roma, 2h35 hora de Brasília). O anúncio foi dado pelo cardeal Kevin Farrel, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.
Dom José informou que a Diocese de Parintins está unida à corrente de oração que se espalha por todo o mundo, envolvendo cristãos e pessoas de boa vontade. Ele destacou a importância do legado do pontífice argentino: “Neste dia, nós agradecemos a Deus pela vida, pelo pontificado e por tudo aquilo que o Papa Francisco nos ajudou a vivenciar nesses últimos anos”.
Em sinal de respeito e oração, a missa desta segunda-feira (21) será celebrada às 19h na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em intenção ao descanso eterno do Papa. Segundo o bispo, todas as paróquias da Diocese também realizarão celebrações com a mesma intenção.
Dom José ressaltou ainda os ensinamentos deixados pelo Papa Francisco e pediu que os fiéis sigam firmes na missão evangelizadora. “O Papa Francisco nos deixa um legado maravilhoso de ricos ensinamentos. Vamos pedir que o Ressuscitado o recompense por todo o bem que ele fez e caminhe conosco, nos ajudando a colocar em prática tudo aquilo que ele nos deixou”.
Por fim, o bispo afirmou que a celebração do Ano Jubilar deve ser um momento de reafirmação da fé. “Que a celebração deste ano jubilar seja também, para nós, uma reafirmação de que somos peregrinos da esperança, assim como o Papa Francisco foi”.
Confira, abaixo, a íntegra da mensagem de Dom José Albuquerque.
“Caríssimos irmãos e irmãs, nesta segunda-feira da oitava da Páscoa, ainda vivenciando as alegrias pascais, nós amanhecemos com esta notícia, na qual manifestamos profundo pesar do retorno à casa do Pai, do nosso querido Papa Francisco. A diocésio de Parintins se imana nesta corrente de oração com todos os cristãos, com todas as pessoas de boa vontade do mundo inteiro, neste dia em que nós agradecemos a Deus pela vida, pelo pontificado, por tudo aquilo que o Papa Francisco nos ajudou a vivenciar nesses últimos anos. A missa de hoje na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, às 19 horas, será na intenção do descanso eterno do nosso Papa. Assim como as celebrações irão acontecer em todas as nossas paróquias, as paróquias da diocese. O Papa Francisco nos deixa um legado maravilhoso de ricos ensinamentos. Vamos pedir que o ressuscitado o recompense por todo o bem que ele fez e caminhe conosco nos ajudando a colocar em prática tudo aquilo que ele nos deixou. Que a celebração deste ano jubilar seja também para nós de fato reafirmação de que nós somos peregrinos da esperança assim como o Papa Francisco foi”.
Por João Carlos Moraes/Alvorada Parintins e Mídia Cabocla
Foto: Divulgação