A proposta da nova Frente Parlamentar está sendo discutida na Câmara Municipal de Manaus.

(Foto Divulgação)
A proposta de uma nova Frente Parlamentar voltada à saúde mental e o combate ao uso de drogas, foi deliberada nessa segunda-feira 07/04, pela Câmara Municipal de Manaus – CMM. O grupo será composto por vereadores, especialistas e representantes da sociedade civil, que vão discutir estratégias de prevenção, assistência e acolhimento às pessoas vítimas de depressão e usuárias de drogas.

Autor da Proposta, vereador João Carlos/Republicanos (Foto Divulgação)
O autor da proposta de criação da Frente Parlamentar, o vereador João Carlos, do Republicanos, ressalta que a depressão e uso de entorpecentes são dois desafios de saúde pública que precisam ser enfrentados.
Ainda segundo o parlamentar, a nova Frente dará atenção especial a grupos considerados mais suscetíveis aos transtornos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o Brasil ocupa a liderança no ranking de países da América Latina com o maior índice de depressão, com cerca de 5,8% da população, mais de 11 milhões de pessoas sofrendo com o transtorno. Dados do Ministério da Saúde apontam que Manaus ocupa o quarto lugar, na Região Norte, com o maior número de adultos diagnosticados com depressão.
- Mais de 5 mil passageiros do Transporte Rodoviário foram orientados sobre direitos e deveres
- Escolas públicas de Iranduba, Manacapuru e Manicoré recebem campanha de Educação Ambiental
Danilo Bauer, especialista em saúde mental, afirma que a iniciativa do legislativo municipal é importante no enfrentamento à depressão e ao uso de drogas.
O projeto que prevê a criação da Frente Parlamentar será encaminhado para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM, para análise antes de sua implementação.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar