A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, anunciou uma nova estratégia para ampliar a vacinação contra o HPV no estado.

Amazonas lança busca ativa para ampliar vacinação contra o HPV em jovens. Foto: Divulgação FVS-RCP.
De acordo com a gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, Ângela Desirée, a ação, focada em jovens de 15 a 19 anos, visa resgatar aqueles que ainda não foram imunizados contra o vírus, causador de diversas doenças, incluindo o câncer de colo do útero e outras enfermidades graves.
- Operação “Cavalo de Aço” fiscaliza motocicletas na zona Norte de Manaus
- Deficientes auditivos contam com atendimento em libras para emissão da Carteira de Identidade
A estratégia de busca ativa será realizada de forma descentralizada, com a participação das secretarias municipais de saúde dos 62 municípios do Amazonas. O microplanejamento envolve a atuação das equipes municipais de vacinação com base em metas e objetivos definidos, considerando as características da população de cada município.
A estratégia inclui ainda a realização de capacitações online para as equipes municipais de saúde, com o objetivo de aprimorar as ações de vacinação e prevenção ao HPV. Além da busca ativa de jovens de 15 a 19 anos, a vacinação contra o HPV continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única, e para outros grupos específicos, como usuários de PrEP ao HIV, pessoas com doenças de imunodepressão e vítimas de abuso sexual.
A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra as doenças causadas pelo HPV.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar