A alta animou o setor que sofreu frustração no período natalino do ano passado.

(Foto Reprodução)
As vendas do Comércio Varejista do Amazonas voltaram a crescer em janeiro deste ano e registraram 1,6% de alta, em relação a dezembro de 2024. Na comparação com janeiro do ano passado, e no índice acumulado do ano, o crescimento nas vendas foi de 3,8%, e de 5,0% no acumulado em 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Em Janeiro, Setor de Serviços do Amazonas registra pior desempenho deste abril de 2020
- Em fevereiro, custo da Construção Civil no Amazonas registra maior aumento desde agosto de 2024
O chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, Luan Rezende, explica que a alta nas vendas, em janeiro, animou o setor comercial do Estado, após uma retração registrada em um período em que as vendas costumam crescer.
Já no Varejo Ampliado, o Amazonas registrou um aumento de 3,5% nas vendas, em janeiro, e superou a média nacional de 2,3%, destaca, ainda, Luan Rezende.
O Estados que tiveram os melhores resultados, em janeiro, foram o Amapá, com 13,1% de alta nas vendas do comércio; Tocantins, com 4,6%; e Mato Grosso, com 3,1% de crescimento. Os piores resultados ficaram com Sergipe, Roraima e Alagoas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar