Parintins torna-se pioneira em cirurgia de alta complexidade no interior do AM

O interior do Amazonas avança na realização de cirurgias de alta complexidade. Nos primeiros dias do ano de 2025 foi realizada em Parintins a primeira cirurgia de nefrectomia fora da capital.

A nefrectomia, que consiste na remoção total ou parcial do rim, foi necessária devido a um câncer diagnosticado em um parintinense de 55 anos. De acordo com o cirurgião Sidney Chalub, a tecnologia utilizada é um diferencial, dando segurança ao paciente e sucesso ao procedimento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, nos últimos três anos, o câncer de rim foi responsável por mais de 18 mil procedimentos para retirada total ou parcial do órgão pelo SUS. Já segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, mais de 18 mil pessoas foram submetidas a nefrectomia devido ao câncer.

O diagnóstico precoce é um importante aliado no combate a esta doença que pode afetar os rins.

Além da nefrectomia, a jornada de cirurgias em Parintins incluiu bariátricas e procedimentos de vesícula, utilizando videolaparoscopia, técnica que o pós-operatório é mais rápido para o paciente.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Semsa/Secom