As festas de fim de ano são momentos de celebração, encontros familiares e muitas vezes, marcadas por mesas fartas e bebidas em abundância. No entanto, o excesso durante essas comemorações pode trazer consequências indesejadas para a saúde. Alimentação desequilibrada, abuso de álcool e a alta ingestão de sal e gorduras saturadas são algumas armadilhas que podem transformar a alegria das festas em desconforto físico e riscos à saúde.
O cardápio típico das festas de fim de ano costuma incluir pratos calóricos, como carnes gordurosas, sobremesas ricas em açúcar e acompanhamentos carregados de sal. Uma armadilha, especialmente para pessoas com comorbidades e que necessitam de um dieta especial.
O doutor em saúde pública, Giuseppe Figliuolo, afirma que a hidratação e uma alimentação equilibrada são segredos para o bem-estar, especialmente, em um período em que a agenda está recheada de celebrações e confraternizações.
Outra dica importante do especialista é substituir os temperos tradicionais pelos naturais, como ervas, alho e especiarias, para reduzir o consumo de sal. Evitar também o açúcar em excesso nas receitas.// Assim, todos poderão desfrutar dos pratos , inclusive, pessoas que apresentam problemas de saúde como hipertensão e diabetes, comuns com o avanço da idade.
Rádio Rio Mar
Foto: Senac/Divulgação