Réveillon: Tutores de animais devem ficar atentos por conta dos fogos de artifícios

O clima de fim de ano toma conta das cidades neste dia 31 de dezembro. Os fogos de artifício são marcas registradas na virada do ano, quem tem uma companheira ou companheiro de quatro patas precisa redobrar os cuidados e a atenção.

Nesta época, muitos pets sofrem intoxicação por conta da ingestão de alimentos impróprios que são servidos nas ceias e que possuem ingredientes que não são indicados como maionese, uva passa, farofa e principalmente chocolate. A médica veterinária, Gigliola Clark Pontes, destaca alguns cuidados necessários.

A especialista também alerta que o barulho dos fogos de artifício é o principal fator de estresse dos pets no réveillon. Cães e gatos possuem a audição mais aguçada que os seres humanos, o que torna o som ainda mais alto, ameaçador e desconfortável.

De acordo com a médica veterinária, a presença de convidados dentro da casa para ceias e festas familiares altera a rotina e o cotidiano dos animais e são um outro fator estressante que pode ser minimizado com o uso de fitoterápicos, sob orientação médica, que os deixam mais relaxados e confortáveis.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Freepik