Energia limpa: Comunidades do interior do Amazonas recebem kits com painéis solares

As comunidades Tiririca, Santo Antônio e Marajá, todas localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, receberam kits com painéis solares nas vésperas do Natal. A ação integra um esforço do poder público para consolidar o estado como referência em energia limpa e sustentável.

A área que recebeu o investimento possui um apelo turístico e já é um local de visita de turistas que buscam realizar uma imersão na Amazônia, conhecer as comunidades, a realidade, o dia a dia do povo e a natureza típica da região.

Para a guia turística e moradora da Comunidade Tiririca (a 115 quilômetros de Manaus), Jéssica Oliveira, as placas vão melhorar a qualidade de vida dos moradores e na economia.

No local, moram 16 famílias que vivem do turismo de base comunitária, onde os visitantes podem aproveitar as belezas naturais da região, comprar artesanato, fazer observação de pássaros e provar a culinária regional.

Atualmente, a energia elétrica na comunidade é limitada a apenas três horas por noite, fornecida por motores movidos a diesel. Sem equipamentos básicos como geladeiras, os moradores enfrentam dificuldades tanto no dia a dia quanto no desenvolvimento de seus empreendimentos.

Para o presidente da Comunidade Tiririca, Francisco Paz, as placas solares representam dias melhores.

Desde 2023, pelo programa Brilha Amazonas, foram entregues 506 painéis solares em nove municípios amazonenses, além de comunidades indígenas.

 

Rádio Rio Mar

Fotos: Alex Pazuello/ Secom