Mais de 6 mil produtos irregulares foram apreendidos e uma marca de panetone foi reprovada durante a operação ‘Natal Seguro’, deflagrada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM). A ação ocorreu no comércio de Manaus e Região Metropolitana entre os dias 2 e 16 de dezembro. O balanço foi divulgado nessa quarta-feira (18).
Ao todo, 18,2 mil produtos natalinos, entre luminárias (pisca-pisca), brinquedos e alimentos tradicionais desta época do ano, foram fiscalizados por agentes do Departamento de Avaliação da Conformidade (Dconf) e do setor de pré-medidos, como explica o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
- Semed promove planejamento do ano letivo para unidades de ensino da rede municipal
- Prefeito reeleito de Manaus, Davi Almeida, e vereadores são diplomados nesta terça-feira 17
Das amostras submetidas a testes no laboratório, uma marca de panetone e uma marca de frutas cristalizadas foram reprovadas por apresentarem peso inferior ao declarado na embalagem, em prejuízo ao consumidor. As duas marcas em questão foram autuadas, terão um prazo de dez dias para defesa.
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar