O deputado estadual Rozenha (PMB) destacou a gravidade da situação das pilastras da Ponte Antônio Plácido de Souza, mais conhecida como Ponte do Educandos. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar alertou sobre o comprometimento estrutural dos pilares que sustentam a ponte.
Rozenha explicou que a estrutura da ponte é composta por cinco pilares, sendo que apenas os pilares centrais possuem fundação profunda, feita com ferro. Segundo o deputado, “os pilares das extremidades foram construídos apenas com sapatas, assentadas em solo mais rígido.”
Com o passar dos anos, o curso do rio que antes passava pelo meio dos três pilares centrais sofreu modificações. Atualmente, as águas correm mais próximas das margens, passando por cima dos pilares que não contam com a sustentação de estacas de ferro, alertou o deputado.
A Ponte do Educandos desempenha papel crucial ao conectar o Centro de Manaus a diversos bairros das zonas Leste e Sul.
Inaugurada em 1975 pelo então prefeito Jorge Teixeira de Oliveira, a obra substituiu as antigas catraias utilizadas para a travessia entre o Educandos e o Centro de Manaus.