A estrutura pretende dar destinação sustentável ao lixo produzido na capital amazonense.
Representantes da empresa China Tianying Inc se reuniram com a Prefeitura de Manaus nessa quinta-feira 05/12 para discutir a implantação de uma usina de resíduos sólidos na capital amazonense. O complexo pretende atuar na destinação sustentável do lixo produzido em Manaus. O grupo chinês estima investir US$ 500 Milhões na construção do empreendimento.
- 29 municípios do Amazonas recebem Selo do Unicef de proteção à crianças e adolescentes
- Semtepi oferta 60 vagas para oficina ‘Empreendendo com Salgados Assados’
A estrutura chamada de Usina de pirólise consiste na decomposição térmica parcial de materiais plásticos transformando-os em óleo combustível bruto. O óleo pode ser utilizado como fonte de energia, via combustão, ou transformado em outros produtos ou materiais.
Fábio Rafael, consultor da empresa, no Brasil, explica que através dos gases, oriundos da queima do lixo, a usina vai gerar energia para abastecê-la e comercializar o excedente.
O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, que se reuniu com os representantes da empresa, disse que é de interesse da cidade dar uma destinação sustentável ao lixo produzido na capital amazonense.
Após a reunião, ficou acertado que a empresa deverá apresentar um plano de trabalho elaborado sobre a construção da usina em Manaus, como a capacidade prevista de incineração por dia, e a apresentação de um plano de negócios detalhado para conclusão de uma futura parceria com a gestão municipal.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar