Programa Amazonas meu lar faz mercado imobiliário crescer 38% em vendas

Programa Amazonas meu lar faz mercado imobiliário crescer 38% em vendas

O programa “Amazonas Meu Lar”, lançado pelo Governo do Amazonas, tem impulsionado o mercado imobiliário do estado com aumento de 38% no Valor Geral de Vendas (VGV) no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. O programa já beneficiou mais de 23 mil famílias.

O “Amazonas Meu Lar” visa fornecer soluções habitacionais e promover a regularização fundiária. O governador Wilson Lima destaca que, além de atender às necessidades da população, o programa busca viabilizar economicamente as construtoras, criando um ambiente favorável ao crescimento do setor. A iniciativa é resultado da colaboração entre a UGPE, a Suhab e a Sedurb, além de esforços junto ao Governo Federal para superar obstáculos.

De acordo com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), o crescimento do VGV foi impulsionado principalmente pelas vendas de loteamentos em Iranduba e pelas boas condições do mercado local.

A Ademi, afirmou que, até setembro de 2024, a quantidade de lançamentos foi equivalente à registrada em todo o ano de 2023, o que demonstra a alta demanda e confiança no mercado imobiliário amazonense. O programa “Amazonas Meu Lar” deverá acelerar ainda mais as vendas no quarto trimestre.

O programa também tem gerado resultados com o Feirão Amazonas, que gerou mais de 3 mil propostas, com 434 em análise e 96 certificados emitidos para concessão de subsídios.

Até agora, o Governo do Amazonas liberou mais de R$ 2,7 milhões em subsídios, com um valor total de R$ 48 milhões destinado à primeira etapa do Subsídio Entrada do Meu Lar, que permitirá o financiamento de até 1,6 mil unidades habitacionais.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar