Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam que até a última quinta-feira, dia 7 de novembro, de um total de 521.153 beneficiários do Bolsa Família em Manaus, somente 213.007 haviam realizado o acompanhamento de saúde da atual vigência do programa nas unidades municipais de saúde. Dentre os 308.146 que ainda precisam efetuar o procedimento, aproximadamente 100 mil são bebês e crianças.
O coordenador municipal do programa Bolsa Família na Semsa, nutricionista Victor Costa, explica que o acompanhamento é feito nas unidades da rede municipal de saúde. Ele é necessário para crianças de 0 até 7 anos incompletos (6 anos e 11 meses) e mulheres de todas as idades. O procedimento deve ser feito duas vezes ao ano, uma em cada semestre.
Se o beneficiário ultrapassa o prazo para o acompanhamento, o beneficiário pode sofrer sanções do programa federal, como suspensão, bloqueio ou até cancelamento do benefício.
O Bolsa Família é um programa intersetorial que tem como objetivo promover a redução da desigualdade social, sendo voltado a pessoas e famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema. Os beneficiários do programa assumem compromissos nas áreas de saúde, educação e assistência social para manutenção do benefício.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação