Dados do Censo de 2022, indicam que o Amazonas possui 490.854 indígenas. Manaus é o município brasileiro com maior número de pessoas indígenas, com 71,7 mil. Este cenário reforça a importância de política públicas e ações cidadãs.
Neste fim de semana, será realizada uma ação de cidadania no Centro de Atendimento aos Moradores, sala 01, na rua Menandro Tapajós, bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus. A iniciativa é do Núcleo Especializado na Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais (NUDCIT) e do projeto Defensoria Itinerante, pertencentes a Defensoria Pública do Amazonas.
A iniciativa busca viabilizar o acesso gratuito à Certidão de Nascimento retificada com averbação dos dados indígenas, como a inclusão da etnia, além de outros serviços gratuitos.
A estimativa é de que cerca de 200 indígenas sejam atendidos durante a ação, articulada pela Associação de Moradores Kokama da Aldeia Sumaúma Vermelha e pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
A ação de cidadania acontece no próximo sábado, 19 de outubro, das 8h às 12h.
Rádio Rio Mar
Foto: Márcio Silva