Os festejos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, chegaram ao fim neste sábado, 12 de outubro, com uma celebração especial em Manaus. A missa solene foi presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Hudson Ribeiro, e concelebrada pelo Pároco-reitor; Padre Amarildo Luciano e alguns padres da Congregação Redentorista.
A programação do dia começou cedo, com missas realizadas ao longo da manhã e a visitação dos fiéis no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A celebração principal, no entanto, ocorreu às 17h na rua Coronel Salgado.
Durante a homilia, Dom Hudson falou sobre o simbolismo de Nossa Senhora Aparecida, especialmente em tempos de desafios. Ele lembrou a importância de recorrer à intercessão da padroeira do Brasil, pedindo bênçãos para as famílias, para a Amazônia e para o país.
Após a missa, aconteceu a procissão luminosa pelas ruas do bairro Aparecida. Pela primeira vez a programação festiva da padroeira contou com a Santa Missa seguida de procissão.
Uma multidão de fiéis, com velas nas mãos, seguiu o andor da imagem, louvando, rezando e refletindo os principais temas do novenário, entre eles o tema principal: “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, inspirado no Jubileu da Esperança que será celebrado em 2025.
Ao final da procissão, os fiéis cantaram parabéns pela passagem de aniversário de 25 anos de Ordenação Presbiteral de Dom Hudson e receberam a benção de envio.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Fotos colaboração: Flávia Horta