Meio ambiente e os desafios a serem enfrentados pelo próximo governo federal

O Brasil enfrenta diversos desafios quanto ao meio ambiente. Um deles é desmatamento. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 2022 é o ano com maior incidência deste problema no Amazonas, apesar de dezembro ainda não ter chegado ao fim. De janeiro a novembro,  a área federal desmatada é superior a 2.539km².

Outro problema que merece atenção do novo governo é a questão do saneamento e tratamento de resíduos. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, divulgados neste ano, indicam que mais de 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada em todo o país. E 100  milhões de pessoas não tem acesso a coleta de esgoto, além disso, apenas 50% do esgoto é tratado no Brasil. Números preocupantes apesar dos avanços do Marco do Saneamento e do Marco dos Resíduos Sólidos.

O atual ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, relata que o Brasil deu inicio a uma política robusta de investimentos privados para solucionar problemas nestas duas áreas.

Outro setor na área do Meio Ambiente que o Brasil vem ganhando destaque é o de mercado global de carbono. Os avanços e superação dos desafios sobre este tema já são aguardados para a próxima Conferência das Partes (COP) da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas.

 

 

Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo/Agência Brasil