FVS-AM apresenta estratégias de eliminação da malária para países da América Latina

O uso de abordagens inovadoras no enfrentamento à malária com vistas à eliminação da doença no Amazonas até 2035 foi apresentado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), para 15 países da América Latina, em Bogotá, na Colômbia, em encontro da Organização Panamericana de Saúde (Opas) que encerra nesta quinta-feira (26/09).

Fundação de Vigilância em Saúde apresenta estratégias de eliminação da doença para países da América Latina.

O encontro visa fortalecer a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento da malária. “Em consonância com o Ministério da Saúde, a FVS-RCP desenvolve o Plano Estadual de Combate à Malária com estratégias de monitoramento de diagnósticos, educação em saúde e suporte logístico e humano aos municípios. Nesse contexto, o uso de novas abordagens se faz muito necessário”, detalha a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O aplicativo MalariaTrat foi criado em 2016. Desenvolvido pela Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), o app permite que os profissionais da saúde tenham acesso universal ao protocolo do Ministério da Saúde, com todos os dados referentes à forma mais adequada para o tratamento de pacientes diagnosticados com a doença.

Já o Telemal é um canal de teleconsultoria com especialistas em malária e outras doenças febris agudas, formado por médicos infectologistas, enfermeiros, farmacêuticos, entomólogos e bioquímicos do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e FVS-RCP.

A reunião regional de Malária da Opas contou, ainda, com a presença de representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Haiti, República Dominicana, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Suriname.

 

Com informações da Assessoria.